O objetivo desse blogger é colocar a disposição informações da área médica,técnica e cientifica,bem como informações históricas,atualidades e curiosidades.
quinta-feira, 8 de novembro de 2012
Energia do batimento cardíaco vai alimentar marca-passos evitando substituição
Energia do batimento cardíaco vai alimentar marca-passos evitando substituição
Coletor que usa carga elétrica gerada a partir do movimento do coração produz 10 vezes a energia necessária para o aparelho.
Cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, criaram um dispositivo capaz de aproveitar a energia do batimento cardíaco para produzir eletricidade suficiente para manter um marca-passo funcionando.
Operações repetidas são atualmente necessárias para substituir baterias em marca-passos. Testes sugerem que o dispositivo, que utiliza a piezoeletricidade, carga elétrica gerada a partir do movimento, poderia produzir 10 vezes a quantidade de energia necessária.
"A abordagem é uma solução tecnológica promissora para marca-passos porque requer apenas pequenas quantidades de energia para operar. A piezoeletricidade também pode alimentar outros dispositivos cardíacos implantáveis, como desfibriladores, que também têm necessidades mínimas de energia", afirma o autor da pesquisa M. Amin Karami.
Marca-passos hoje devem ser substituídos a cada cinco a sete anos, quando suas baterias se esgotam, o que é caro e inconveniente. Muitos pacientes são crianças que vivem com o aparelho por muitos anos. Segundo os pesquisadores, a nova tecnologia tem potencial para evitar muitas operações.
Os pesquisadores mediram as vibrações induzidas pelo batimento cardíaco no peito. Então, eles usaram um aparelho para reproduzir as vibrações no laboratório e o conectaram a um protótipo de coletor de energia cardíaca.
As medições de desempenho do protótipo, baseado em conjuntos de 100 batimentos cardíacos simulados em diversas frequências cardíacas, mostrou o coletor de energia gerou mais de 10 vezes a potência que os marca-passos modernos exigem.
O próximo passo será a implantar o coletor de energia, que é cerca de metade do tamanho de pilhas usadas agora em marca-passos. Os pesquisadores esperam integrar sua tecnologia a marca-passos comerciais.
Dois tipos de coletores de energia podem alimentar um marca-passo típico: linear e não linear. Coletores lineares funcionam bem apenas com uma frequência cardíaca específica, por isso as mudanças de frequência cardíaca os impedem de colher energia suficiente.
Em contraste, um coletor não linear, do tipo utilizado no estudo, usa ímãs para aumentar a produção de energia e tornar a ceifeira menos sensível a variações do ritmo cardíaco. O coletor não linear gera energia suficiente de batimentos cardíacos que vão de 20 a 600 batimentos alimentando continuamente um marca-passo.
A equipe destaca que dispositivos como telefones celulares ou micro-ondas não afetariam o dispositivo não linear.
Fonte: Isaude.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário