terça-feira, 25 de janeiro de 2011




Cientistas alertam para riscos do paracetamol


O paracetamol, analgésico largamente usado no mundo, poder causar danos à saúde. O alerta sobre os riscos da droga foi divulgado por cientistas depois que o analgésico se tornou a principal causa de insuficiência hepática nos Estados Unidos.

Segundo pesquisa publicada pela revista científica "New Scientist", a proporção de problemas de fígado causados pelo paracetamol chegou a 51% do total registrado em 2003. A publicação alerta que, em 1998, esta proporção era de 28%.

Para chegar a esta conclusão, um grupo de estudos que reúne diversas universidades americanas analisou, entre 1998 e 2003, informações de 662 pacientes que sofrem de insuficiência hepática aguda.

De acordo com os cientistas americanos responsáveis pelo estudo, 20 comprimidos de paracetamol por dia são suficientes para causar insuficiência hepática e levar à morte. Eles ressaltam, porém, que a dose máxima recomendada é de oito.

O artigo destaca ainda que dos 275 casos relacionados ao consumo de analgésicos, 48% se deveram a causas não-intencionais, e 44% estavam ligados a tentativas de suicídio. De cada quatro destes casos pesquisados, um resultou na morte do paciente.

Grávidas

Um outro estudo, desta vez publicado pela revista britânica "Thorax", alerta que o consumo freqüente de paracetamol por mulheres em estado avançado de gestação pode provocar problemas respiratórios no bebê.

A pesquisa, feita por uma equipe de cientistas do King's College de Londres, analisou o consumo de aspirinas e paracetamol entre nove mil grávidas. Posteriormente, foi feito um acompanhamento da saúde de seus filhos, primeiro aos seis meses e depois a cada ano.

A conclusão dos especialistas é que mulheres entre a 20ª e 32ª semanas de gravidez que ingerem diária ou freqüentemente paracetamol têm o dobro de risco de que seus filhos desenvolvam doenças respiratórias quando estiverem com três anos e meio de idade.

Apesar dos resultados, o estudo diz que uma mulher grávida que necessite um analgésico deve tomar paracetamol em vez de aspirina, porém seu consumo deve ser moderado, sobretudo a partir do quinto mês de gestação.

Com BBC Brasil e Agência Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário