O objetivo desse blogger é colocar a disposição informações da área médica,técnica e cientifica,bem como informações históricas,atualidades e curiosidades.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Novo software permite realizar exames de audiometria mais completos
Novo software permite realizar exames de audiometria mais completos
Programa facilita detecção de problemas de audição e pode ser executado em dispositivos como tablets, smartphones ou notebooks.
Pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, desenvolveram um novo software capaz de executar exames de audiometria mais completos.
O software, que vai facilitar a detecção de comprometimento funcional da audição de uma pessoa, pode ser executado em dispositivos móveis, como tablets, smartphones ou qualquer computador pessoal.
A perda auditiva é um problema comum que, ao contrário da crença popular, pode começar muito cedo na vida e piorar sem ser percebido pela pessoa afetada. Um teste de audição pode avaliar a audição das pessoas, embora haja alguns aspectos da audição que não se refletem nos resultados fornecidos pelos testes auditivos convencionais (audiogramas), em grande parte devido à metodologia utilizada no mesmo e limitações dos instrumentos usados até agora.
Para superar algumas destas deficiências, como a capacidade que as pessoas têm para detectar com precisão a direção da fonte de som, os pesquisadores criaram um audiômetro incorporando uma capacidade de localização de áudio em 3D.
"Mecanismos para localizar a fonte de um som são complexos e diversos e dependem da capacidade natural do sistema auditivo para perceber sons em estéreo. Este recurso é perdido em uma audiometria clássica. Assim, uma das principais características do nosso software é permitir recriar as fontes de som de qualquer lugar no espaço 3D possibilitando que o paciente opine sobre a fonte de áudio, detectando, assim, possíveis problemas na sua capacidade de localizar fontes de som, provavelmente relacionados com perturbações auditivas", explica o pesquisador Miguel Ferrer.
Além disso, o médico pode comparar os resultados com audiometrias anteriores, ver o histórico inteiro de um paciente, definir protocolos para a realização de testes de audição e outras características que os audiômetros atuais não podem fazer.
Fonte: Isaude.net
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário