quinta-feira, 7 de julho de 2011

Japoneses desenvolvem primeira cápsula endoscópica autónoma

Japoneses desenvolvem primeira cápsula endoscópica autónoma
Dispositivo é automotor e de controlo remoto
Cápsula "navega" ao longo do tubo digestivo

Uma equipa de investigadores japoneses anunciou ter desenvolvido uma cápsula endoscópica automotora e controlada à distância que pode "navegar" no tubo digestivo.

Os investigadores da Universidade Ryukoku e da Faculdade de Medicina de Osaka conseguiram, graças a esta cápsula com a forma de um girino e que se desloca sozinha, captar imagens do interior do estômago e do cólon de um ser humano.

Esta é "a primeira vez que um endoscópio se move de forma autónoma com sucesso do ânus para o cólon para captar imagens", assegurou a equipa de investigação durante uma conferência internacional sobre doenças digestivas em Chicago, nos Estados Unidos da América.

Este pequeno instrumento, denominado "Sirène", mede um centímetro de diâmetro e 4,5 centímetros de cumprimento e tem uma espécie de pequena barbatana traseira que permite um controlo preciso da sua direcção e localização.

Os médicos utilizam um dispositivo tipo "joystick" para orientar os movimentos da cápsula, enquanto visionam a sua posição num ecrã.

Este endoscópio pode ser ingerido para um exame ao estômago ou inserido por via rectal para examinar o cólon.


Fonte: Revista Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário