sábado, 10 de abril de 2010



Jeová dá poder ao cansado


“[Jeová] dá poder ao cansado; e faz abundar a plena força para aquele que está sem energia dinâmica.” — ISAÍAS 40:29.

JEOVÁ tem poder ilimitado. E quanta energia dinâmica têm as coisas que ele criou! O pequeníssimo átomo — o próprio bloco de construção de todas as coisas — é tão pequeno, que uma única gota de água contém cem quintilhões de átomos. Toda a vida no nosso globo depende da energia gerada pelas reações atômicas no Sol. Mas, de quanta energia solar se precisa para sustentar a vida na Terra? A Terra recebe apenas alguns bilionésimos da energia produzida pelo Sol. Apesar disso, “a pequeníssima fração de energia do Sol que atinge a Terra . . . é cerca de 100.000 vezes maior do que toda a energia usada nas indústrias do mundo”.
Quer consideremos o átomo, quer fixemos a atenção no vasto Universo, ficamos impressionados com o espantoso poder de Jeová.
Não é de admirar que ele tenha dito: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas”! (Isaías 40:26)
Deveras, Jeová é “vigoroso em poder” e é a Fonte da “energia dinâmica” usada para criar todo o Universo.
É preciso mais do que poder normal
Ao passo que o poder de Deus não tem limites, os humanos se cansam. Aonde quer que vamos, vemos pessoas cansadas. Despertam cansadas, vão cansadas ao trabalho ou à escola, voltam para casa cansadas, e vão dormir não só cansadas, mas esgotadas. Alguns gostariam de poder ir a algum lugar e obter um muito necessitado descanso. Nós, como servos de Jeová, também nos cansamos, porque nossa vida de devoção piedosa requer esforço vigoroso. (Marcos 6:30, 31; Lucas 13:24; 1 Timóteo 4:8) E há muitos outros fatores que esgotam nossa energia.
Embora sejamos cristãos, não somos imunes aos problemas sofridos pelas pessoas em geral. (Jó 14:1) Doenças, reveses econômicos ou outras dificuldades, comuns na vida, podem causar desânimo, com seus efeitos enfraquecedores. Além desses desafios, há as provações peculiares aos perseguidos pela causa da justiça.
Por causa das pressões diárias do mundo e da oposição à nossa pregação do Reino, alguns de nós talvez fiquemos tão fatigados que temos vontade de diminuir o passo no serviço de Jeová. Além disso, Satanás, o Diabo, no empenho de quebrantar nossa integridade para com Deus, usa todos os meios à sua disposição.
Então, como podemos conseguir a força espiritual necessária para não nos esgotar e parar?
Para termos força espiritual, temos de confiar em Jeová, o Criador todo-poderoso. O apóstolo Paulo salientou que o ministério cristão requer mais do que o poder normal de humanos imperfeitos. Ele escreveu: “Temos este tesouro em vasos de barro, para que o poder além do normal seja o de Deus e não o de nós mesmos.” (2 Coríntios 4:7)
Visto que nós, humanos imperfeitos, realizamos a obra de Deus em face de perseguição, não podemos fazê-la apenas com a nossa própria força. Jeová nos ajuda por meio do seu espírito santo, e assim a nossa fraqueza magnífica o seu poder. E como nos consola a garantia de que “Jeová estará sustentando os justos”! — Salmo 37:17.
‘Jeová é nossa energia vital’
Nosso Pai celestial é “vigoroso em poder” e pode facilmente revigorar-nos.
Deveras, diz-se-nos: “[Jeová] dá poder ao cansado; e faz abundar a plena força para aquele que está sem energia dinâmica. Rapazes tanto se cansarão como se fatigarão e os próprios jovens sem falta tropeçarão, mas os que esperam em Jeová recuperarão poder. Ascenderão com asas quais águias. Correrão e não se fatigarão; andarão e não se cansarão.” (Isaías 40:29-31)
Por causa das crescentes pressões, às vezes talvez nos sintamos como um corredor esgotado, cujas pernas parecem não aguentar mais. Mas a linha de chegada na corrida da vida está logo à frente, e não devemos desistir. (2 Crônicas 29:11)
Nosso Adversário, o Diabo, anda em volta “como leão que ruge”, e ele quer que desistamos. Devemos lembrar-nos de que ‘Jeová é a nossa força e o nosso escudo’ e que ele tem feito provisões abundantes para ‘dar poder ao cansado’. — Salmo 28:7.
Jeová deu a Davi a força necessária para prosseguir mesmo em face de grandes obstáculos. Por isso, Davi escreveu com plena fé e confiança: “Por Deus ganharemos energia vital, e ele mesmo calcará os nossos adversários.” (Salmo 60:12)
Jeová deu também energia a Habacuque para que completasse sua designação como profeta. Diz Habacuque 3:19: “Jeová, o Soberano Senhor, é minha energia vital; e ele fará os meus pés semelhantes aos das corças e me fará pisar nos meus altos.” Digno de nota é também o exemplo de Paulo, que escreveu: “Para todas as coisas tenho força em virtude [de Deus] que me confere poder.” — Filipenses 4:13.
Fortalecidos pelo nosso ministério de campo
A participação regular na pregação do Reino fortalece-nos espiritualmente. Essa atividade ajuda-nos a enfocar o Reino de Deus, e visar a eternidade e suas perspectivas benditas. (Judas 20, 21) As promessas bíblicas de que falamos no nosso ministério dão-nos esperança e podem tornar-nos tão resolutos como o profeta Miquéias, que disse: “Andaremos no nome de Jeová, nosso Deus, por tempo indefinido, para todo o sempre.” — Miquéias 4:5.
Nosso relacionamento com Jeová é fortalecido ao passo que fazemos mais uso das Escrituras quando ensinamos outros. Por exemplo, quando se dirigem estudos bíblicos domiciliares com a ajuda do livro Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna, é sábio ler e considerar vários dos textos bíblicos mencionados. Isso ajuda o estudante e fortalece nossa compreensão espiritual. Se um estudante tiver dificuldades de entender um conceito bíblico ou uma ilustração, pode-se usar mais de uma sessão de estudo para abranger um único capítulo do livro Conhecimento. Que prazer temos em nos preparar bem e fazer um esforço extra para ajudar outros a se achegar a Deus!
Cada ano usa-se o livro Conhecimento eficazmente para ajudar milhares a se tornarem servos dedicados de Jeová, e isso inclui muitos que não tinham antes nenhum conhecimento bíblico. Por exemplo, um homem hindu, em Sri Lanka, quando ainda era menino, ouviu uma Testemunha falar do Paraíso. Anos mais tarde, procurou-a, e logo depois, o marido dela começou a dirigir um estudo bíblico com ele. Na realidade, o jovem estudava todo dia e terminou o estudo do livro Conhecimento num tempo relativamente curto. Ele começou a assistir a todas as reuniões, cortou os laços com a religião anterior e tornou-se publicador do Reino. Quando foi batizado, já estava dirigindo um estudo bíblico domiciliar com um conhecido.
Buscarmos primeiro o Reino nos dá alegria que fortalece. (Mateus 6:33) Embora passemos por várias provações, continuamos de modo feliz e zeloso a proclamar as boas novas. (Tito 2:14) Muitos de nós cumprimos os requisitos para ser pioneiros de tempo integral e alguns servem onde há mais necessidade de evangelizadores. Não importa se promovemos alegremente os interesses do Reino dessas ou de outras maneiras, confiamos em que Jeová não se esquecerá de nossa obra e do amor que mostramos ao seu nome. — Hebreus 6:10-12.
Prossiga na força de Jeová
Demonstremos de todos os modos que nossa esperança é Jeová e que recorremos a ele em busca de força. Podemos fazer isso por aproveitarmos plenamente as provisões espirituais feitas por ele por meio do “escravo fiel”. (Mateus 24:45) O estudo em particular ou na congregação da Palavra de Deus com a ajuda de publicações cristãs, a oração feita de coração, a ajuda espiritual dos anciãos, o excelente exemplo de concrentes fiéis e a participação regular no ministério, são parte das provisões que fortalecem nosso relacionamento com Jeová e nos habilitam a continuar no seu serviço sagrado.
Apesar de nossas fraquezas humanas, Jeová nos fortalecerá para fazermos a sua vontade se confiarmos na ajuda dele. Apercebido da necessidade de tal ajuda, o apóstolo Pedro escreveu: “Se alguém ministrar, ministre ele como dependente da força que Deus fornece.” (1 Pedro 4:11) E Paulo mostrou a sua confiança na força dada por Deus quando disse: “Tenho prazer em fraquezas, em insultos, em necessidades, em perseguições e dificuldades, por Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou poderoso.” (2 Coríntios 12:10) Podemos mostrar a mesma convicção e dar glória ao Soberano Senhor Jeová, que dá poder ao cansado. — Isaías 12:2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário