domingo, 11 de abril de 2010

Testemunhas de Jeová - O desafio cirúrgico/ético


Testemunhas de Jeová
O desafio cirúrgico/ético



OS MÉDICOS enfrentam um crescente desafio, que veio a ser uma grande questão em debate sobre a saúde. Há mais de meio milhão de Testemunhas de Jeová nos Estados Unidos [mais de 250.000 no Brasil] que não aceitam transfusões de sangue. O número de Testemunhas, e dos que se associam com elas, vem aumentando. Embora, antigamente, muitos médicos e autoridades hospitalares considerassem a recusa de uma transfusão um problema jurídico e procurassem obter autorização judicial para administrar o tratamento que achavam ser clinicamente aconselhável, recentes publicações médicas revelam que tem havido apreciável mudança de atitude. Tal se deve possivelmente à maior experiência no campo da cirurgia em pacientes com taxa muito baixa de hemoglobina, e pode ser que reflita também a crescente percepção do princípio legal de consentimento conscientizado.
Hoje, grande número de casos de cirurgia eletiva e de traumatismo, que envolvem Testemunhas, tanto adultas como menores de idade, estão sendo atendidos com bom êxito sem transfusões de sangue. Recentemente, representantes das Testemunhas de Jeová reuniram-se com equipes cirúrgicas e administrativas em alguns dos maiores centros médicos dos Estados Unidos. Estas reuniões melhoraram o entendimento e ajudaram a solucionar questões sobre o reaproveitamento de sangue, transplantes e a questão de evitar o confronto médico/legal.
Nos últimos anos, temos presenciado sensível progresso no exercício da Ética Médica no Brasil, a exemplo do que ocorre em outros países, no que se refere a maior apreciação do conceito social, médico, jurídico e moral da autonomia do paciente. As Testemunhas de Jeová apreciam observar este progresso, e crêem que uma relação mais franca e aberta entre o paciente e o seu médico promove o respeito mútuo a dignidade e aos valores pessoais de cada um.

A escolha de tratamento médico isento de sangue total ou seus componentes primários, feito pelas Testemunhas de Jeová, motivadas por suas convicções religiosas, é eminentemente um exercício de sua autonomia como paciente. Em vista das inúmeras alternativas médicas ao sangue hoje disponíveis, autoridades médicas de vários países têm se pronunciado em favor do respeito a escolha de tratamento médico feito pelas Testemunhas de Jeová, bem como de outros pacientes que por outros motivos escolhem tal tipo de tratamento.

O respeito à autonomia do paciente estende-se aos seus valores religiosos. Tais valores não
podem ser desconsiderados ou minimizados por outrem, em particular pelos profissionais de saúde,
a despeito dos melhores e mais sinceros interesses destes. Ademais, os valores
religiosos podem ser uma força positiva para o conforto e a recuperação do paciente se ele
estiver seguro de que os mesmos serão respeitados.
UNITERMOS _ Valores, respeito às crenças, autodeterminação

Nenhum comentário:

Postar um comentário