sábado, 10 de abril de 2010



Os Jovens Perguntam . . .

Como devo tratar uma jovem que se interessa por mim?

“Susan deu o primeiro passo, e isso não foi nenhum problema para mim. No meu caso deu certo.” — James.
“Se um homem não for honesto ao lidar com as mulheres, os resultados poderão ser desastrosos.” — Roberto.
UMA jovem disse recentemente que queria perguntar-lhe algo. Vocês geralmente se vêem em grupos de amigos, e é divertido conversar com ela e fazer coisas juntos. Mas o que ela disse o deixou perplexo. Ela tem interesse romântico por você e quer saber se você corresponde.
Talvez isso o deixe surpreso, se na sua opinião é o homem quem deve pedir a mulher em namoro. Embora geralmente seja assim, lembre-se de que ela não está violando nenhum princípio bíblico por dar o primeiro passo. Esse fato talvez o ajude a reagir da maneira correta.
Depois de pensar no assunto, você talvez chegue à conclusão de que é muito novo para namorar ou que no momento não se sente atraído a essa jovem. Pode ser também que se sinta culpado, imaginando se de algum modo deu a ela uma impressão errada. O que fazer? Primeiro, deve levar em conta os sentimentos dela.
Tenha consideração pelos sentimentos dela
Pense no que se passa com uma jovem nessa situação. Ansiosa para causar uma boa impressão, ela talvez tenha ensaiado por dias o que ia dizer a você. Depois de combinar as palavras certas com o sorriso certo, ela sofreu ao pensar na possibilidade de você dizer não. Finalmente criou coragem, venceu o nervosismo e disse a você o que tinha no coração.
Por que ela se colocou nessa situação desafiadora? Talvez tenha uma paixão passageira por você. Ou talvez admire excelentes qualidades suas de um modo que poucas pessoas fazem. Assim, as palavras dela provavelmente foram um tipo de elogio que você não recebe todos os dias.
Esses pontos foram incluídos aqui, não para influenciar sua decisão, mas para lembrá-lo de ser gentil. Uma jovem chamada Julie diz: “Mesmo que não sinta nada por ela, o homem deve sentir-se lisonjeado de que alguém reparou nele. Por isso, em vez de simplesmente dizer não, ele deve pelo menos ser agradável e dizer a ela com jeito que não está interessado.” Vamos supor no momento que você pretende fazer exatamente isso — achar uma maneira bondosa de dizer não.
E se no passado você a rejeitou? Agora talvez se sinta tentado a responder de modo grosseiro. Resista a essa tentação. Provérbios 12:18 diz: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada, mas a língua dos sábios é uma cura.” Como você fala com “a língua dos sábios”?
Você pode simplesmente agradecê-la por ter expressado seus sentimentos e por ter você em tão alta estima. Peça desculpas por ter dado uma impressão errada, mesmo que tenha sido sem querer. Diga de modo claro, porém bondoso, que não corresponde aos sentimentos dela. Se ela não entender sua resposta e você tiver de falar de modo mais firme, ainda assim deve evitar um tom de voz ríspido e palavras duras. Você está lidando com os sentimentos delicados dela; por isso, seja paciente. Se você estivesse no lugar dela, não gostaria que ela o tratasse de modo gentil?
No entanto, talvez ela insista que você a iludiu de propósito. Pode ser que ela mencione certas ações de sua parte que mexeram com os sentimentos dela. ‘Lembra-se de quando você me deu aquela flor?’, ela talvez diga. Ou: ‘E aquilo que me disse enquanto caminhávamos juntos no mês passado?’ Agora é hora de você fazer uma auto-análise sincera.
Encare a realidade
No passado, os exploradores muitas vezes consideravam as terras que descobriam como objetos de conquista e exploração, e é assim que alguns homens consideram as mulheres hoje em dia. Gostam de relacionamentos românticos, mas não querem ter a responsabilidade do casamento. Sem se comprometerem, eles tentam conquistar as mulheres brincando com os sentimentos delas. Um homem que age assim ganha a afeição da mulher iludindo-a. Um ancião cristão diz: “Alguns rapazes vão de uma jovem para outra. Não é justo brincar assim com as emoções de uma mulher.” Em que resulta esse egoísmo?
“Igual a um louco que atira projéteis ardentes, flechas e morte, assim é o homem que logrou seu próximo e que disse: ‘Não me diverti?’” (Provérbios 26:18, 19) Quando um homem se envolve com uma mulher por motivos egoístas, ela por fim perceberá a verdadeira motivação dele. Então, o fato de ter sido enganada pode machucá-la profundamente, como mostra o caso a seguir.
Certo jovem se envolveu num relacionamento romântico, mas não tinha intenção de se casar com a jovem. Ele a levava a restaurantes finos e a festas. Ele gostava da companhia dela, e ela gostava da atenção dele e achava que ele a estava conhecendo com o interesse de se casar com ela. Quando descobriu que o interesse dele era simplesmente social, ela ficou muito magoada.
O que fazer se, mesmo sem querer, você tiver dado uma impressão errada à jovem que acabou de falar com você? Ficar na defensiva e tentar se justificar só vai fazê-la sentir-se amargurada. Considere este princípio bíblico: “Quem encobre as suas transgressões não será bem sucedido, mas, ter-se-á misericórdia com aquele que as confessa e abandona.” (Provérbios 28:13) Por isso, seja sincero e reconheça sua parcela de responsabilidade em qualquer mal-entendido. E se você intencionalmente brincou com os sentimentos dela, reconheça que cometeu um erro sério. Peça desculpas sinceras.
Não espere, porém, que seu pedido de desculpas seja o fim do assunto. Talvez a jovem fique com raiva de você por algum tempo. Pode ser que você tenha de explicar seu comportamento aos pais dela. Além disso, poderá enfrentar outras conseqüências. Gálatas 6:7 diz: “O que o homem semear, isso também ceifará.” Mas por pedir desculpas e fazer o que puder para corrigir o erro, você vai ajudá-la a continuar levando a vida. E vai aprender, com essa situação, a ‘resguardar seus lábios de falar engano’ em todos os assuntos da vida, incluindo os que envolvem o sexo oposto. — Salmo 34:13.
Pense bem antes de responder
Mas e se você quiser mesmo conhecê-la melhor? Se esse for o caso, tenha em mente que o namoro não é apenas uma forma de se divertir. Os fortes sentimentos que um casal desenvolve no namoro devem levá-los ao compromisso do casamento. Depois de se casarem, esses sentimentos ajudam a uni-los como marido e mulher. Sabendo disso, como deve agir agora?
Depois de pensar nessa jovem, talvez você perceba que ela é atraente em vários aspectos. Ela lhe abriu uma porta, e você quer mantê-la aberta. Mas em vez de começar um namoro precipitadamente, tome medidas agora para proteger vocês dois de sofrimento futuro.
Depois de algum tempo, você talvez queira conversar com pessoas maduras que a conhecem. Sugira a ela que faça o mesmo com alguns que conhecem você. Cada um deve perguntar a esses quais são, na opinião deles, as boas qualidades, bem como as fraquezas, da outra pessoa. Você também pode pedir a opinião dos anciãos cristãos. É bom saber se a pessoa por quem você se sente atraído tem uma boa reputação na congregação cristã.
Mas você talvez diga: ‘Por que outras pessoas deveriam ficar tão envolvidas em minha vida particular?’ A verdade é que, mesmo num assunto tão pessoal como o namoro, é sábio obter a opinião de outras pessoas. Na realidade, isso é bíblico, pois Provérbios 15:22 diz: “Na multidão de conselheiros há consecução.” Os adultos com quem você conversar não tomarão uma decisão por você. Mas o “conselho da alma” dado por eles talvez revele características da outra pessoa, e de você mesmo, que você não percebe. — Provérbios 27:9.
Foi isso o que James, citado no início, fez. Embora morasse sozinho, ele conversou com seus pais sobre Susan. Daí, ele e Susan trocaram entre si nomes de pessoas maduras que poderiam dar opinião sobre a perspectiva deles como casal. Depois de ouvirem boas coisas um do outro, James e Susan começaram a namorar para ver se o casamento seria possível. Se você fizer o mesmo antes de ficar muito envolvido emocionalmente, se sentirá muito mais seguro com a decisão que finalmente tomar.
Acima de tudo, ore a Jeová. Visto que o namoro é um passo para o casamento, peça a Deus que o ajude a ver se o relacionamento com a jovem pode conduzir a esse objetivo. Mais importante ainda, peça a Deus que os ajude a tomar decisões que os achegarão mais a ele. Só assim os dois terão verdadeira felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário