terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CINTURA PÉLVICA E PORÇÃO PROXIMAL DO FÊMUR


CINTURA PÉLVICA E PORÇÃO PROXIMAL DO FÊMUR
A Cintura Pélvica é freqüentemente comparada com o ombro, já que é uma articulação tri axial, capaz de funcionar em todos os três planos, e é também o elo proximal de seu membro. Em contraste com o ombro que é feito para dar mobilidade, a cintura pélvica é uma articulação estável, feita para sustentação de peso. O osso do quadril é formado por três outros ossos(íleo, ísqueo e púbis) que se fundem. Os dois "ossos do quadril" articulam-se entre si anteriormente ao nível da sínfese púbica. Posteriormente, eles articulam-se com o sacro. O anel ósseo assim formado e o cóccix compõem a cintura pélvica também conhecida como pelve.

A pelve é importante para:
Proteção das vísceras;
Estabilização do tronco;
A pelve com os membros inferiores ajuda na marcha;
A pelve e o tronco mantém o centro de gravidade que é o centro de equilíbrio de toas as forças;Qualquer movimento feito com a pelve o que se movimenta primeiro é a sacro ilíaca (L5 S1) o movimento vai sempre iniciar e terminar no centro articular;
Participa do movimento de enrolamento e endireitamento, juntamente com o tronco e a cabeça, com isso essas elipse é de grande importância para a formação do sistema reto.


Cada metade da cintura pélvica consiste de três ossos: o íleo, ísqueo e púbis.
Eles estão separados, no início da vida, mas no adulto estão unidos formando uma sólida estrutura denominada osso coxal ou osso do quadril.
A bacia pélvica está fechada posteriormente pelo sacro, situado entre os dois quadris, com os quais se articula.
A articulação formada pelo sacro e o íleo é cartilaginosa, sustentada por três dos mais fortes ligamentos do corpo humano, os ligamentos sacro ilíacos anterior e posterior e pelo ligamento interósseo.


O dimorfismo (diferença) sexual é nítido em relação com a cintura pélvica, com efeito, quando se compara a pelve masculina com a pelve feminina, esta diferença na morfologia da cintura pélvica está ligada à função de gestação e sobretudo ao parto.

Em geral a pelve feminina é mais larga,com íleos mais alargados e mais rasos da parte anterior para a posterior.
A pelve masculina é mais estreita,mais profunda e menos alargada.
Existe uma diferença no ângulo do arco púbico,na mulher é obtuso e maior que 90º graus,no homem usualmente forma um ângulo menor de 90º graus.





MÚSCULOS QUE ATUAM NA ARTICULAÇÃO DO QUADRIL
A articulação do quadril é envolvida por músculos poderosos e bem equilibrados que não somente movimentam os membros, como também ajudam a manter a posição do tronco.

Os vinte e dois músculos que atuam sobre a articulação do quadril podem ser classificados como se segue:


3- flexores ( Psoas, ilíaco, reto femoral)

1- flexor-adutor (Pectíneo)

4 -adutores (Grácil, adutor longo,adutor breve e adutor magno).

3- extensores (Bíceps femoral(porçãolonga), semi-membranáceo, semi-tendíneo.
Eles tem o dobro da ação dos flexores).

1- extensor rotador externo (Glúteo máximo)

1- abdutor ( Glúteo médio)

1- flexor-abdutor-rotador externo ( Sartório)

2 -rotadores internos (Tensor da fáscia lata, glúteo mínimo)

6- rotadores externos ( Piriforme, obturador externo, obturador interno, gêmeo superior, gêmeo inferior, quadrado da coxa).

Característica Articular da Pelve:

Uma articulação tri - axial do tipo bola-e-soquete (esferóide) , sustentada por uma cápsula articular forte que é reforçada pelos ligamentos iliofemoral, pubofemoral e isqueofemoral.

As duas articulações do quadril são ligados entre si através do osso pélvico e ligadas à coluna vertebral através do sacro e articulação lombossacral.

Característica Articular do Acetábulo :
A parte óssea côncava, acetábulo, é formada pela fusão dos ossos íleo, ísqueo e púbico, e é aprofundada por um anel de fibrocartilagem, o lábio do acetábulo está localizado na face lateral da pelve e dá vista para o lado, para a frente e para baixo.

A cartilagem articular tem formato de ferradura, sendo mais espessa na região lateral. A porção central da superfície acetabular é não articular.

OS MOVIMENTOS GLOBAIS DO QUADRIL:
ROTAÇÃO EXTERNA: o pé orienta-se lateralmente; é solicitada pelos bailarinos clássicos para o "en dehors" é necessária uma boa rotação externa para realizar a posição de lótus sem danificar os joelhos e os tornozelos a rotação externa, realizada a partir da posição de quadril fletido, é mais ampla, já que nesse caso o ligamento iliofemoral se encontra relaxado.

Para frente, ANTEROVERSÃO (que se prolonga na coluna lombar por uma tendência à lordose.

Para trás, retroversão (que se prolonga na região lombar por uma tendência ao endireitamento da lordose.

Lateralmente: INCLINAÇÃO LATERAL EXTERNA

Medialmente: INCLINAÇÃO LATERAL INTERNA

Em ROTAÇÃO INTERNA e em ROTAÇÃO EXTERNA

A cintura pélvica é formada pelos dois ossos ilíacos que se articulam anteriormente entre si, estes ossos estão separados posteriormente pelo sacro.

O nome bacia refere-se ao espaço limitado pelos ossos  ilíacos, saco e cóccix. A parte superior do ilíaco é achatada e chama-se íleo, já a parte anterior chama-se púbis e a parte inferior é denominada de ísquio. 

Quando nos sentamos é sobre o ísquio que nos apoiamos.



Estruturas que não estão em sua totalidade em uma determinada parte do quadril são:
Forame obturado: que se encontra entre o ísquio e a pube.

Acetábulo:que tem uma porção em cada parte do quadril. É formado pela borda do acetábulo que é interrompida na incisura do acetábulo inferiormente. Encontramos também a fossa do acetábulo e rodeando esta superiormente a face semi-lunar do acetábulo que realmente entra em contato com o fêmur. A fossa do acetábulo existe para a passagem do ligamento da cabeça do fêmur que se liga na incisura do acetábulo.

O sacro é um osso grande e triangular localizado na base da coluna vertebral e na porção superior e posterior da cavidade pélvica, onde está inserido como uma fatia entre os dois ossos do quadril.
Sua parte superior se conecta com a última vértebra lombar, e sua parte inferior com o osso da cauda ou cóccix. Ele é curvado em si mesmo e disposto obliquamente.


O FÊMUR:


O fêmur ou fémur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa.

Também é o osso mais resistente, suportando uma pressão de 1230 Kg por centímetro quadrado sem se ferir.

O fêmur consiste da diáfise, da epífise proximal que se prolonga, através de um pescoço, até uma cabeça (esférica) - que o articula com o osso do quadril ou osso coxal - e da epífise distal que se divide em dois côndilos, que se ligam à tíbia à patela e à fíbula.

Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo.


A articulação do quadril é a articulação entre o fêmur e o acetábulo da pelve, e sua principal função é suportar o peso, equilibrar o corpo em posturas estáticas (de pé) e dinâmicas (caminhando ou correndo), proteger o sistema reprodutor e a parte inferior do sistema digestivo.

A articulação do quadril é uma diartrose (articulação sinovial), do tipo esferóide (esferoidal), ou seja, possui cápsula articular, a qual possui líquido sinovial.

Entendendo o Quadril:
É uma articulação do tipo esférica formada pela cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo. Os ligamentos que formam essa articulação são:

Cápsula Articular - A cápsula articular é forte e espessa e envolve toda a articulação coxo-femoral. É mais espessa nas regiões proximal e anterior da articulação, onde se requer maior resistência. Posteriormente e distalmente é delgada e frouxa.
Ligamento Iliofemoral - É um feixe bastante resistente, situado anteriormente à articulação. Está intimamente unido à cápsula e serve para reforçá-la.

Ligamento Pubofemoral - Insere-se na crista obturatória e no ramo superior da pube; distalmente, funde-se com a cápsula e com a face profunda do feixe vertical do ligamento iliofemoral.

Ligamento Isquiofemoral - Consiste de um feixe triangular de fibras resistentes, que nasce no ísquio distal e posteriormente ao acetábulo e funde-se com as fibras circulares da cápsula.
Ligamento da Cabeça do Fêmur - É um feixe triangular, um tanto achatado, inserindo-se no ápice da fóvea da cabeça do fêmur e na incisura da cavidade do acetábulo. Tem pequena função como ligamento e algumas vezes está ausente.

Orla Acetabular - É uma orla fibrocartilagínea inserida na margem do acetábulo, tornando assim mais profunda essa cavidade. Ao mesmo tempo protege e nivela as desigualdades de sua superfície, formando assim um círculo completo que circunda a cabeça do fêmur e auxilia na contenção desta em seu lugar.

Ligamento Transverso do Acetábulo - É uma parte da orla acetabular, diferindo dessa por não ter fibras cartilagíneas entre suas fibras. Consiste em fortes fibras achatadas que cruzam a incisura acetabular














CLASSIFICAÇÕES DAS ARTICULAÇÕES:
O quadril é a articulação proximal do membro inferior, possui três eixos e três graus de liberdade.
Eixo transversal: situado num plano frontal, em volta do qual se efetuam os movimentos de flexão-extensão;
Eixo ântero-posterior: situado num plano sagital que passa pelo centro da articulação, em volta do qual se efetuam os movimentos de abdução-adução;
Eixo vertical: permite os movimentos de rotação interna e externa. Existe também o movimento de circundução.
Articulações sacrilíacas – articulações entre sacro e ílieo .

Sínfise Púbica - estrutura entre os ossos púbicos direito e esquerdo.

União do acetábulo - uma articulação temporária de crescimento de cada acetábulo que se solidifica no meio da adolescência.

Articulações do quadril – articulações entre a cabeça do fêmur e o acetábulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário