sábado, 6 de junho de 2009

Influenza A/H1N1 - perguntas e respostas


O que é a Influenza A/H1N1?

A Influenza A/H1N1 (gripe suína) é uma doença respiratória dos porcos causada pelo vírus da influenza do tipo A, que causa surtos regulares de influenza nos suínos. O vírus da gripe suína causa altos índices de doença e baixos índices de morte nos porcos. Este vírus pode circular entre os suínos durante todo o ano, porém a maioria dos surtos ocorre no final do outono e nos meses de inverno, de maneira similar aos surtos em seres humanos. O vírus clássico de influenza suína ( A H1N1) foi isolado pela primeira vez em 1930.

Quantos vírus de influenza A/H1N1 existem?

Como todos os vírus da influenza, o da influenza suína muda constantemente. Os porcos podem ser infectados pelos vírus da influenza aviária e da influenza humana, bem como pelos da influenza suína. Quando vírus de espécies diferentes infectam os porcos, podem se recombinar (ou seja, trocar genes) e novos vírus, uma mistura dos vírus de influenza suína, humana e/ou aviária, emergem. Ao longo dos anos, diferentes variações de vírus da gripe suína emergiram. Neste momento, existem quatro principais subtipos dos vírus de influenza A que foram isolados nos porcos: H1N1, H1N2, H3N2 e H3N, sendo que muitos dos vírus recentemente isolados dos porcos, têm sido H1N1.

Os seres humanos podem contrair a Influenza A/H1N1?

O vírus da gripe suína normalmente não infecta os seres humanos, o que tem ocorrido esporadicamente em pessoas com exposição direta aos porcos (por exemplo, crianças próximas de porcos em feiras, ou trabalhadores na indústria suína). Adicionalmente, têm ocorrido casos documentados de transmissão de pessoa a pessoa. Por exemplo, um surto aparentemente causado por infecção da gripe suína em porcos, ocorrido em Wisconsin, em 1988, resultou em múltiplas infecções humanas e, embora não tenha resultado surto comunitário, ocorreu evidência imunológica comprovando a transmissão do vírus do paciente para profissionais de saúde em contato próximo com ele.

A infecção de seres humanos com a Influenza A/H1N1 é comum?

No passado, o CDC/Atlanta/EUA recebeu relatos de aproximadamente uma infecção humana pelo vírus de influenza suína a cada um a dois anos, nos Estados Unidos. Porém, a partir de dezembro de 2005 até fevereiro de 2009, 12 casos de infecção humana pela influenza suína foram notificados.

Quais são os sintomas da influenza A/H1N1 nos seres humanos?

Os sintomas da gripe suína nos seres humanos são similares aos sintomas da influenza sazonal humana comum e incluem febre, desânimo, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas relatam, ainda, coriza, garganta inflamada, náuseas, vômitos e diarréia.

As pessoas podem contrair a Influenza A/H1N1 comendo carne de porco?

Não. O vírus da influenza suína não é transmitido pela comida. Você não vai contrair a gripe suína comendo carne de porco ou seus derivados. A ingestão de carne e derivados de porco, desde que manuseados e cozidos adequadamente, é segura. Cozinhar a carne de porco até que ela atinja a temperatura interna de mais ou menos 55°C mata o vírus da gripe suína, como mata, também, outros vírus e bactérias.

Como se transmite a Influenza A/H1N1?

O vírus de influenza pode ser transmitido diretamente dos porcos para as pessoas e das pessoas para os porcos. A infecção humana pelos vírus da influenza suína é mais provável de ocorrer quando as pessoas estão muito perto de porcos infectados, como em chiqueiros e exibição de animais vivos em feiras. A transmissão de pessoa para pessoa da gripe suína também pode ocorrer. Acredita-se que ela ocorra da mesma maneira como a transmissão da influenza sazonal nos seres humanos, ou seja, principalmente através da tosse ou dos espirros de pessoas infectadas com o vírus da influenza. As pessoas podem se infectar por tocar algo com os vírus da influenza e, em seguida, tocar sua boca ou seu nariz.

O que sabemos sobre a transmissão de pessoa para pessoa do vírus da Influenza A/H1N1?

Em setembro de 1988 uma grávida de 32 anos de idade, até então estava saudável, foi hospitalizada por pneumonia, vindo a morrer oito dias depois. Foi detectado um vírus da influenza suína H1N1. Quatro dias antes de adoecer, a paciente visitou uma feira agrícola de exibição de porcos, onde havia doença similar à influenza generalizada nos porcos.

Em estudos de seguimento, 76% dos expositores na feira que foram submetidos a testes tinham evidências de anticorpos contra a infecção da gripe suína, porém não foram detectados casos de doença grave nesse grupo. Estudos adicionais sugerem que um a três profissionais de saúde que tiveram contato com a paciente desenvolveu doença similar à influenza em sua forma branda, com evidências de anticorpos.

Como podemos diagnosticar infecções humanas pela Influenza A/H1N1?

Para diagnosticar infecção pela influenza suína tipo A, em geral deve ser coletada uma amostra respiratória em prazo que vai dos primeiros 4 a 5 dias da doença (momento em que a pessoa tem maior probabilidade de disseminar o vírus). Algumas pessoas, porém – em especial as crianças – podem disseminar os vírus durante 10 dias ou mais. A identificação de um vírus de influenza suína tipo A requer o envio da amostra para testes em laboratórios referenciados.

Quais medicamentos estão disponíveis para tratar a infecção pela Influenza A/H1N1 em seres humanos?

Existem quatro drogas antivirais que podem ser utilizadas para tratamento da influenza: amantadina, rimantadina, oseltamivir e zanamivir. Embora a maioria dos vírus da influenza suína seja suscetível a todas as quatro drogas, os vírus mais recentemente isolados de seres humanos são resistentes à amantadina e à rimantadina. No momento, recomenda-se o uso de oseltamivir ou zanamivir para o tratamento e/ou a prevenção de infecção pelos vírus da gripe suína.

Que outros exemplos de surtos de Influenza A/H1N1 existem?

Provavelmente, o mais conhecido é um surto de gripe suína ocorrido em soldados no Fort Dix, em Nova Jersey, em 1976. O vírus causou doença com evidência de pneumonia comprovada radiologicamente em pelo menos 4 soldados e um óbito; todos esses pacientes eram, anteriormente, saudáveis. O vírus foi transmitido por contato próximo, em um ambiente de treinamento básico, com transmissão limitada fora do grupo de treinamento. Pensa-se que o vírus possa ter circulado durante um mês e desaparecido. A fonte do vírus, o momento exato de sua introdução em Fort Dix e os fatores que limitaram sua disseminação e duração são desconhecidos. O surto de Fort Dix pode ter sido causado pela introdução de um vírus animal em uma população humana, que mantinha contato próximo, confinada em uma instituição durante o inverno. O vírus de influenza suína A coletado de um soldado de Fort Dix recebeu o nome de A/New Jersey/76(Hsw1N1)

O vírus H1N1 da Influenza A é o mesmo vírus H1N1 dos seres humanos?

Não. O vírus H1N1 da gripe suína é antigenicamente muito diferente dos vírus H1N1 dos seres humanos e, portanto, vacinas destinadas ao combate da influenza humana sazonal não vão conferir proteção contra os vírus suínos H1N1.

Como a Influenza A/H1N1 se dissemina em porcos?

Os vírus da gripe suína se disseminam especialmente através do contato próximo entre os porcos e possivelmente através de objetos contaminados que transitam entre porcos infectados e não infectados. Grupos com infecções suínas contínuas e grupos que são vacinados contra a gripe suína podem ter doença esporádica ou podem mostrar infecções brandas ou ser assintomáticos

Quais são os sinais da Influenza A/H1N1 em porcos?

Os sinais da gripe suína em porcos podem incluir acessos repentinos de febre, depressão, tosse (grunhidos), secreções líquidas dos olhos ou do nariz, espirros, dificuldade em respirar, olhos vermelhos ou inflamados e parar de comer

A Influenza A/H1N1 é comum em porcos?

Os vírus H1N1 e H3N2 são endêmicos nas populações de porcos nos Estados Unidos, sendo algo que a indústria enfrenta rotineiramente. Os surtos em porcos ocorrem, em geral, nos meses mais frios (final de outono e inverno) e, algumas vezes, ocorrem quando da introdução de novos porcos em grupos suscetíveis. Estudos demonstram que o vírus H1N1 da gripe suína é comum em populações de porcos de todo o mundo, com 25% dos animais mostrando evidência de infecção através de anticorpos. Nos Estados Unidos, estudos demonstram que 30% da população de porcos têm evidência, comprovada por anticorpos, de ter contraído infecção pelo H1N1. Mais especificamente, 51% dos porcos na região centro-norte dos Estados Unidos mostra evidência de anticorpos que comprovam ter sido infectados pelo H1N1 suíno. As infecções humanas pelo vírus H1N1 suíno são raras.

No entanto, sabe-se que os vírus suínos H1N1 têm circulado entre populações de porcos desde o final de 1930. Os vírus H3N2 inicialmente foram introduzidos na população de suínos a partir dos seres humanos. Os atuais vírus H3N2 suínos são intimamente relacionados aos vírus H3N2 humanos.

Existe vacina contra a Influenza A/H1N1?

As vacinas estão disponíveis para administração aos suínos, para prevenir a influenza suína. Não existe vacina destinada a proteger os seres humanos da gripe suína. A vacina contra a influenza sazonal tem a probabilidade de conferir proteção parcial contra o H3N2 suíno, mas não contra os vírus H1N1 suínos.

O que é a Influenza A/H1N1?

A influenza suína (gripe suína) é uma doença respiratória dos porcos causada por um vírus de influenza do tipo A, que é motivo de surtos regulares em porcos. As pessoas, normalmente, não contraem a gripe suína, porém infecções em seres humanos podem acontecer e de fato acontecem. Estudos mostraram que os vírus da gripe suína podem se disseminar de pessoa para pessoa; porém, no passado, essa transmissão era limitada e não sustentada para além de três pessoas.

Existem infecções humanas pela Influenza A/H1N1 nos Estados Unidos?

No final de março e no começo de abril de 2009, foram notificados os primeiros casos de infecção humana causada pela influenza suína A (H1N1) no sul da Califórnia e próximo de San Antonio, no Texas. Outros estados americanos notificaram casos de influenza suína em seres humanos e também foram notificados casos internacionais. Uma contagem atualizada de infecções confirmadas de gripe suína está disponível no site HTTP://www.cdc.gov/swineflu/investigation/htm. O CDC e agências locais de saúde estão trabalhando em conjunto para investigar essa situação.

Esse vírus é contagioso?

O CDC concluiu que esse vírus da influenza suína tipo A (H1N1) é contagioso e está se disseminando de pessoa para pessoa. Neste momento, porém, não se sabe com que facilidade o vírus se transmite entre as pessoas.

Quais são os sinais e sintomas da Influenza A/H1N1 nos seres humanos?

Os sintomas da gripe suína nos seres humanos são similares aos sintomas da influenza humana comum, e incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam diarréia e vômitos associados à gripe suína. No passado, formas graves da doença (pneumonia e falência respiratória) e mortes foram relatadas com a infecção pela gripe suína em seres humanos. A exemplo da influenza sazonal, a gripe suína pode causar uma piora de doenças crônicas já existentes.

Como se transmite a Influenza A/H1N1?

Acredita-se que a transmissão do vírus da gripe suína tipo A (H1N1) aconteça da mesma maneira pela qual se transmite a influenza sazonal. Os vírus da influenza se disseminam de pessoa para pessoa especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas. Algumas vezes, as pessoas podem se infectar tocando objetos que estão contaminados com os vírus da influenza e depois tocando sua boca ou seu nariz.

Como alguém que está com a gripe pode infectar outras pessoas?

As pessoas infectadas podem infectar outras a partir do primeiro dia antes do desenvolvimento dos sintomas e até sete dias ou mais depois de adoecer. Isso quer dizer que você pode transmitir o vírus para outra pessoa antes de saber que está doente, bem como depois de adoecer.

O que eu devo fazer para evitar contrair a gripe?

Primeira medida e a mais importante: lave as mãos. Tente permanecer saudável. Durma bem, pratique atividade física, controle seu stress, beba muito líquido e prefira alimentos nutritivos. Tente não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe. Evite contato próximo com pessoas doentes.

Existem medicamentos para tratar a Influenza A/H1N1?

Sim. O CDC recomenda o uso do oseltamivir ou do zanamivir para tratamento e/ou prevenção da infecção por esses vírus da influenza suína. Medicamentos antivirais são drogas (comprimidos, líquidos ou inaláveis) que combatem a gripe evitando que os vírus se reproduzam em seu corpo. Se você adoecer, os medicamentos antivirais podem tornar sua doença mais branda e fazer com que você se recupere mais depressa. Eles também evitam complicações graves da influenza. Para o tratamento, os medicamentos antivirais funcionam melhor se forem administrados logo após a pessoa adoecer (em até dois dias depois do início dos sintomas).

Durante quanto tempo a pessoa doente pode transmitir a Influenza A/H1N1 para outras pessoas?

As pessoas infectadas pela influenza suína podem ser consideradas potencialmente contagiantes durante todo o período em que manifestarem os sintomas e possivelmente por até 7 dias depois do início da doença. As crianças, particularmente as menores, podem ser potencialmente contagiantes por períodos mais longos.

Quais superfícies podem ser fontes mais prováveis de infecção?

Os germes podem ser transmitidos quando uma pessoa toca algum objeto contaminado e depois toca seus olhos, nariz ou boca. Gotículas de tosse ou espirro de pessoas infectadas se movem pelo ar. Os germes podem ser transmitidos quando uma pessoa toca gotículas da respiração de outras pessoas ou uma superfície, como uma mesa, e então toca seus olhos, boca ou nariz sem lavar as mãos.

Quanto tempo os vírus sobrevivem fora do corpo?

Sabemos que alguns vírus ou bactérias vivem por 2 horas ou mais em superfícies como mesas de cafeterias, maçanetas de portas e mesas de escritório. Lavar as mãos com freqüência ajuda você a reduzir as chances de se contaminar a partir dessas superfícies.

O que posso fazer para não ficar doente?

No momento, não existe vacina para proteger contra a gripe suína. Existem ações cotidianas que podem ajudar a prevenir a disseminação dos germes que causam doenças respiratórias tais como a influenza. Para proteger sua saúde você deve:

  • Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo após o uso.
  • Lave as mãos com freqüência, usando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar. Produtos para desinfecção das mãos à base de álcool também são eficientes.
  • Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se transmitem dessa maneira.
  • Tente evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Se você contrair a influenza, o CDC recomenda que fique em casa, evitando ir ao trabalho ou à escola. Evite contato com outras pessoas, para não infectá-las.

Qual é o melhor meio para evitar transmitir o vírus pela tosse ou pelo espirro?

Se você estiver doente, limite ao máximo possível o contato com outras pessoas. Não vá ao trabalho ou à escola se estiver doente. Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Isso pode evitar que as pessoas que estão perto de você adoeçam. Jogue seus lenços de papel usados no lixo. Se não tiver lenços de papel, cubra com a mão a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar e, em seguida, lave as mãos. Faça isso a cada vez que tossir ou espirrar.

Qual é a melhor técnica para lavar as mãos e evitar contrair a gripe?

Lavar as mãos com freqüência ajuda você a se proteger dos germes. Lave com água e sabão, ou limpe com soluções contendo álcool. Recomendamos que, ao lavar as mãos – com sabão e água quente – lave durante 15 a 20 segundos. Quando não houver água e sabão disponíveis, use lenços descartáveis contendo álcool ou sanitizantes em gel. Você os encontra em supermercados ou farmácias. Quando estiver usando o gel, esfregue as mãos até que o produto seque. O gel não precisa de água para sua ação desinfetante, uma vez que o álcool que ele contém mata os germes das suas mãos.

O que devo fazer se eu adoecer?

Se você reside em áreas nas quais foram identificados casos de influenza suína e adoecer com sintomas similares aos da influenza, incluindo febre, dores no corpo, coriza, garganta inflamada, náuseas ou vômitos ou diarréia, você deve entrar em contato com seu médico, particularmente se estiver preocupado com tais sintomas. Seu médico vai determinar se são necessários testes ou tratamentos para influenza.

Se você estiver doente, deve ficar em casa e evitar ao máximo possível o contato com outras pessoas, para evitar transmitir sua doença para os outros.

Se você adoecer e tiver qualquer um dos seguintes sinais de alerta, procure serviços médicos de emergência.

Em crianças, os sinais de alerta que necessitam de urgente atenção médica são os seguintes:

  • Respiração acelerada ou difícil
  • Coloração azulada da pele
  • Não ingerir líquidos em quantidade suficiente
  • Não acordar ou não interagir
  • Estar tão irritada que não quer ser carregada ao colo
  • Sintomas similares aos da influenza melhoram, porém retornam com febre e piora da tosse
  • Febre com manchas vermelhas

Em adultos, os sinais de alerta que exigem urgente atenção médica são os seguintes:

  • Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • Dor ou pressão no peito ou no abdômen
  • Tontura repentina
  • Confusão mental
  • Vômitos intensos ou persistentes.

A Influenza A/H1N1 é grave?

Como a influenza sazonal, a gripe suína nos seres humanos pode variar em intensidade de branda a grave. De 2005 até janeiro de 2009, 12 casos humanos da gripe suína foram detectados nos Estados Unidos, sem registro de ocorrência de óbitos. A infecção pela gripe suína, porém, pode ser grave. Em setembro de 1988, em Wisconsin, uma grávida de 32 anos, que até então estava saudável, foi internada por causa de pneumonia, depois de ter contraído a gripe suína, e morreu oito dias depois. Em um surto de gripe suína ocorrido em Fort Dix , Nova Jersey, em 1976, houve mais de 200 casos, com a forma grave da doença sendo registrada em muitas pessoas e causando uma morte.

Eu posso pegar a gripe ingerindo ou preparando carne de porco?

Não. Os vírus da influenza suína não se transmitem pela comida. Você não vai contrair a gripe ingerindo carne de porco ou seus derivados. É seguro consumir carne de porco e seus derivados, desde que adequadamente manuseados e cozidos.

Informações disponíveis em http://www.cdc.gov/swineflu/swineflu_you.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário