domingo, 7 de junho de 2009

Teste antecipa diagnóstico de câncer pulmonar em fumante





Teste antecipa diagnóstico de câncer pulmonar em fumante

Um teste molecular de sangue poderá identificar precocemente o câncer de pulmão em fumantes, revela um estudo divulgado em junho no maior congresso de câncer do mundo, que acontece em Chicago, nos Estados Unidos. O exame está sendo desenvolvido por pesquisadores alemães e foi financiado por institutos do governo da Alemanha, sem a indústria farmacêutica.

Segundo o médico que coordenou o estudo, Thomas Zander, da Universidade de Colônia (Alemanha), a previsão é que o teste seja comercializado dentro de cinco a sete anos.

A pesquisa acompanhou 2.500 fumantes sem câncer preexistente por dois anos. A idade média dos participantes era de 65 anos. No final, 12 pessoas desenvolveram câncer. No trabalho, os pesquisadores puderam identificar pelo RNA ("primo" do DNA) dos participantes as moléculas precursoras do tumor. O teste teve sensibilidade de 75% para detectar o câncer de pulmão e de 85% para identificar as pessoas que não desenvolveriam câncer.

Zandler explica que, no futuro, o teste poderá ser oferecido à população alemã fumante gratuitamente. A expectativa é que, diagnosticado precocemente, o tratamento da doença seja mais eficaz. "Temos muito o que fazer ainda, mas é uma ótima notícia. É o primeiro teste com esse número pessoas e com uma população que ainda não desenvolveu a doença", afirmou Zandler.

A médica oncologista Julie Gralow, que moderou os debates sobre o estudo, disse que o resultados são preliminares, mas muito otimistas. "O câncer de pulmão é um dos que mais matam no mundo."

Remédio
Também ontem, no congresso da Associação Americana de Oncologia Clínica, que reúne 30 mil oncologistas do mundo todo, foi apresentada uma pesquisa que mostra como o tratamento do câncer de pulmão, especialmente os tumores avançados, está longe do ideal, seja pela eficácia, seja pelo custo.

Os resultados do estudo Flex, com 1.200 pacientes e financiado pela Merck, mostraram que o uso de uma droga de última geração (Erbitux) associada à quimioterapia só conseguiu aumentar a sobrevida em um mês e dois dias, em média, em relação aos pacientes que receberam apenas a quimioterapia.
Ainda assim, os pesquisadores se disseram otimistas com os resultados porque havia dez anos que não surgiam drogas que resultassem em alguma sobrevida aos pacientes com tumores avançados de pulmão.
A oncologista brasileira Maira Calef saiu de lá convicta de que o melhor caminho é as pessoas pararem de fumar. "Gastaram US$ 650 mil por paciente [no estudo] para um ganho de um mês de vida. A melhor relação custo e benefício é largar o cigarro o quanto antes.", afirma a doutora.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário