
“Tomo por norma admitir dos meus amigos pelo menos duas faltas.”
Todos nós temos fraquezas, por isso não espere que seus amigos sejam perfeitos. Não cometa o engano de deixar que as fraquezas dos outros o cegue para com os pontos bons deles.
No entanto, quão inclinada não está a natureza humana imperfeita a fazer exatamente isso, de ver apenas as fraquezas dos outros ou de deixar que suas fraquezas eclipsem seus pontos bons.
Isto faz lembrar a ocasião em que um orador público fez uma mancha de tinta numa folha de papel branco, ergueu-a e perguntou aos ouvintes o que eles viam. Tudo o que viam era a mancha de tinta, não a folha de papel branco. Portanto,não permita que as faltas dos outros ofusquem os seus pontos fortes.
Uma grande ajuda para apreciarmos as qualidades boas dos outros é a empatia. Lembre-se de que as fraquezas dos outros talvez se devam à saúde fraca, à sua educação ou a outras circunstâncias que talvez não conheça.
Uma atitude negativa prejudicaria tanto a si mesmo como ao outro. Causaria divisão em vez de união. Fecharia assim a porta da amizade e de se ajudarem mutuamente.
Lembre-se da “regra áurea”. Também você tem fraquezas. Será que quer que os outros despercebam os seus pontos bons?
Portanto, procure ver os pontos bons e as qualidades elogiáveis dos outros. Talvez, no início, não sejam tão evidentes como as fraquezas deles, mas quando os achar, é bem provável que assumam aspecto muito mais agradável. — Luc. 6:31.
Assistir o video abaixo ajudará a refletir no assunto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário