Níveis elevados de açúcar no sangue associam-se ao declínio das funções mentais, diz estudo
Pesquisadores do centro médico da Universidade de Columbia (Nova York, Estados Unidos) suspeitam que níveis elevados de açúcar no sangue (glicemia) podem afetar o giro dentado - uma área do cérebro que participa da formação de memórias - e levar ao declínio das funções mentais.
Um total de 240 voluntários idosos tiveram o seu cérebro mapeado através de ressonância magnética funcional de alta resolução. No exame, os pesquisadores observaram que os indivíduos com altos níveis glicêmicos tinham um menor volume de sangue no giro denteado do cérebro, sinal da redução da atividade local ou que a função metabólica na região estava diminuída.
"A redução do volume de sangue no cérebro pode ser observada mesmo quando os níveis de glicemia no sangue são apenas ligeiramente elevados", afirmou o principal investigador do estudo, o Dr. Scott Small. A descoberta pode explicar parte do declínio mental relacionado à idade.
"A capacidade do organismo em controlar a glicemia começa a se deterior na terceira ou quarta década de vida.Mas essa função melhora com a prática de atividade física e uma alimentação adequada", conclui o Dr. Small.
Fonte:Annals of Neurology.
Nenhum comentário:
Postar um comentário