sábado, 6 de junho de 2009

Novos Tomógrafos Multislice de 256 e 320 cortes


Novos Tomógrafos Multislice de 256 e 320 cortes

Fabricantes de tomografia computadorizada anunciaram recentemente o lançamento dos tomógrafos de 256 e 320 cortes. Até então, a TC 64 cortes era considerada o estado da arte em tomografia computadorizada. A TC de multidetectores com 64 canais vem demonstrando ser um método eficaz, seguro e bastante rápido, sendo útil principalmente nos serviços de emergência, avaliação vascular (Angio-TC) e na avaliação da doença coronariana, já que tem um alto valor preditivo negativo neste último.

A TC 320 é capaz de escanear 16 centímetros do corpo em 1 segundo ou menos, com resolução de 0.5 mm, o que é suficiente para avaliar a maioria dos órgãos do corpo humano em apenas uma rotação do tubo. É quase 5 vezes a capacidade da TC 64.

O equipamento custa mais de 1 milhão de dólares e já está disponível para uso clínico, tendo sido inclusive testado no Hospital Johns Hopkins e aprovado pelo FDA (U.S. Food and Drug Administration). O fabricante alega que o aparelho usa 80% a menos de radiação e que é factível a redução da dose de contraste iodado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário